Estamos em pleno Outubro Rosa, um mês que nos lembra da importância da prevenção do câncer de mama. Como conselheira na área de gestão de saúde e como alguém que foi diagnosticada com um tipo raro de câncer de mama, quero fazer um alerta: fui salva por manter em dia meus exames preventivos.


A cada ano, mais de 2,3 milhões de casos de câncer de mama são diagnosticados globalmente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de que serão mais de 74 mil casos em 2024. É o tipo de câncer mais comum entre mulheres. A boa notícia é que a prevenção e o diagnóstico precoce aumentam em muito as chances de cura.


Mulheres acima de 40 anos devem fazer os exames preventivos anualmente. No caso das que têm histórico familiar, o acompanhamento deve começar ainda mais cedo. Mas a prevenção vai além dos exames: adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas, evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool, além de manter o peso saudável, são fundamentais para reduzir os riscos.


Um diagnóstico de câncer de mama impacta a vida da mulher e gera um efeito em cascata, atingindo a sua família, seus amigos e o ambiente de trabalho. Para as empresas, esse impacto também é significativo. A ausência prolongada da colaboradora, os custos com tratamentos e a perda de produtividade representam desafios importantes, tanto humanos quanto financeiros. Incentivar a prevenção e o cuidado com a saúde é uma responsabilidade social e econômica.
Por isso, cuide-se. Faça seus exames preventivos, adote hábitos saudáveis e ajude a divulgar essa mensagem. A prevenção salva vidas, a minha história é prova disso.

Outubro Rosa

Leia também

Objetivo: Dados em saúde e opinião

Mudar para transformar

Sinal de alerta para os planos de saúde

Entrevista programa COMBrasil Business

Baixe grátis o Ebook!

A Saúde das gerações